Os métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARC`s) tem sido cada vez mais procurados pelas mulheres que não desejam filhos em prazo inferior a 1 ano. Embora antigo e muito conhecido, o Dispositivo intra-uterino passou por modificações ao longo dos anos, sendo hoje encontrado em 2 versões principais: os hormonais e os não hormonais. A escolha pelo tipo mais adequado para você será realizada em consulta médica juntamente com a Dra. Flavia Burim.
Como é realizada a inserção?
A inserção do DIU é realizada no próprio consultório médico com toda a segurança em um ambiente acolhedor e calmo para ajudar no relaxamento da paciente. O procedimento dura alguns minutos e pode ser guiado por ultrassom em casos de dificuldade de progressão do DIU pelo colo do útero.
Após o término do procedimento realizamos de rotina o ultrassom transvaginal para checar o correto posicionamento do dispositivo.
A inserção com sedação pode ser utilizada em casos de exceção, como em pacientes com histórico de estenose de colo de útero.
Taxa de eficácia?
O DIU é um método bastante eficaz, sendo sua segurança estimada em mais de 99% para os DIU não hormonais e mais de 99,5% para os DIUs hormonais.
Quanto tempo dura?
A duração do DIU varia de 3 a 10 anos, a depender do modelo inserido.
Principais efeitos colaterais?
Após a inserção as paciente podem apresentar sangramento vaginal em pequena quantidade e cólica semelhante a menstrual. A Dra. Flavia Burim oferece todo o suporte necessário nos primeiros dias após a inserção, com orientação de medicações para alívio da dor e atestado médico quando necessário.
As usuárias do DIU, assim como acontece com outros métodos contraceptivos, passam por um período de adaptação ao método, onde os efeitos colaterais podem ser mais marcantes. Os DIU não hormonais costumam cursar com aumento de volume menstrual e aumento das cólicas, enquanto a principal queixa dos DIU hormonais é a piora da acne e redução da libido.