O exame preventivo de colo do útero, também conhecido como exame de Papanicolaou, é um teste importante para detectar precocemente alterações nas células do colo do útero que podem indicar doenças, incluindo o câncer cervical.
O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.
A Dra. Flavia Burim realizada a coleta desse exame durante a consulta ginecológica de maneira rápida e indolor, ouvindo a paciente em caso de algum desconforto. O nosso método de avaliação é a citologia em meio líquido, considerada hoje mais eficaz no rastreio de eventuais anormalidades.
Conforme as novas recomendações, oferecemos ainda a coleta em conjunto do rastreio para o vírus HPV (Co-teste), o que aumenta a confiabilidade do resultado e permite um espaçamento maior entre as rotinas de coleta.
Quem deve realizar esse exame?
Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. Nas pacientes que realizam a pesquisa de HPV associada, a coleta pode ser espaçada para até 5 anos.
Cuidados e orientações antes da coleta
- A paciente deve estar a 48-72h sem atividade sexual vaginal
- Não realizar duchas vaginais ou uso de cremes vaginais 48h antes da coleta
- Não estar menstruada / sangramento vaginal
- Gestante podem e devem ser submetidas a coleta